quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bolo de cenoura e beterraba com chocolate


Há muitos anos atrás, recebi esta dica de uma pessoa com quem trabalhei. Coisa simples, nada demais, mas achei interessante compartilhar. Principalmente para as mamães que não conseguem fazer o filho comer beterraba de jeito nenhum, o danadinho vai comer e lamber os beiços.
Na realidade a dica é só essa: na hora de fazer seu costumeiro bolo de cenoura troque a metade das cenouras por beterraba. Simples!
A maioria das receitas usa três cenouras. Faça a substituição conforme queira. Eu costumo fazer o bolo com uma cenoura e duas beterrabas, mas dará certo e ficará gostoso de qualquer maneira: com uma, duas ou até as três beterrabas.
Não se assuste. O bolo fica rosa, mas depois de assado ficará com um tom mais discreto.



A receita que sigo há milênios é essa:
Ingredientes
3 cenouras
3 dedos de óleo
2 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Bater tudo no liquidificador. Assar em forno médio por uns 40 minutos.

Cobertura
2 colheres de Nescau
2 colheres de manteiga
8 colheres de leite
2 colheres de açúcar

Mexer até ferver.
Obs.: Essa cobertura é aquela que fica durinha, mas pode ser qualquer uma...Nescau só com leite condensado também fica ótimo.























Bom apetite!
Bjs
Miriam


domingo, 4 de agosto de 2013

Feira da Rua do Lavradio

Quando eu era pequena, meu pai costumava me levar no centro do Rio para conhecer alguns lugares históricos. Como bom conhecedor de História do Brasil, ele me contava vários fatos importantes. Ele era paulista, mas amava o Rio de Janeiro. Naquela época talvez eu não desse o devido valor. Com certeza, eu adorava os passeios, mas talvez não prestasse muita atenção na "aula". Hoje, como adulta e mãe do Derek, penso em quão importantes aqueles momentos foram. Vejo-me repetindo aquele costume do meu pai agora com meu filho. Vejo meu interesse por História (e marcenaria também) e me pergunto se foi "herança"...Sei que o Derek adora os passeios, talvez também não se atente tanto às "minhas aulas", mas ficarei feliz em deixar bons momentos como lembrança...
Então, fomos mais uma vez bater perna no centro do Rio...
Todos esses lugares são muito comuns para nós cariocas. Já fomos inúmeras vezes visitá-los ou simplesmente passamos em frente quando temos algum compromisso perto, mas mesmo assim eles ainda possuem um grande encanto para mim.
O foco principal do passeio improvisado foi a feira da Rua do Lavradio que acontece apenas no primeiro sábado de cada mês. Tem muito artesanato, antiguidades, música, móveis novos e velhos, gente bonita de todos os continentes e muita comilança.











Depois de almoçar e muito andar pela feira continuamos caminhando sem rumo até passar pela famosa Confeitaria Colombo. Parada obrigatória para um cafezinho, mas como estava fechando, ficamos apenas na foto...



O arco dos Teles tem seu encanto, principalmente na alta gastronomia que o habita e o Paço Imperial hoje é reduto de várias exposições.



Para surpresa das crianças, eu disse: "Vamos em Niterói tomar um cafezinho?" Disseram que sim e quando viram que seria de barca pularam de alegria...



    Realmente, demos uma voltinha no shopping em Niterói e tomamos um cafezinho.

     E voltamos pro Rio...



Foi um passeio do jeitinho que eu gosto...sem planejamento, mas muito proveitoso...
Que fique na lembrança esse bom momento...


Beijos
Miriam