sábado, 30 de março de 2013

Um pouco do meu bairro

Direto da Wikipédia:


“Jacarepaguá é um bairro nobre de classe média e média alta da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se na Baixada de Jacarepaguá, entre o Maciço da Tijuca e a Parque Estadual da Pedra Branca e na beira norte das lagoas de Jacarepaguá e Tijuca. O ponto culminante da cidade, o Pico da Pedra Branca, se localiza no seu limite com o bairro de Vargem Grande...”
“Seu povoamento por parte dos indígenas começou há cerca de 800 anos, no século XIII. Com a colonização portuguesa nada mudou até o fim do século XVIII com a divisão do vale em fazendas. No fim do século XIX começa um processo de aterramento de pântanos e re-divisão em chácaras, que ocorreu lentamente e se manteve até os anos 60. O bairro já foi primeiro e segundo maior da cidade, pois importantes áreas do que sempre se entendeu historicamente como a parte principal de Jacarepaguá, com o tempo foram gradualmente se desmembrando e tornando-se bairros próprios. Em 1981 o prefeito Júlio Coutinho separou a parte litorânea com os bairros de Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, fazendo de Jacareaguá ainda toda a parte do vale atrás das lagoas, sendo o maior bairro da cidade depois de Campo Grande. Doze anos depois, em 1993, o prefeito Cesar Maia separou outros dez núcleos urbanos como bairros próprios: Anil, Camorim, Curicica,Cidade de Deus, Freguesia de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Pechincha, Praça Seca, Tanque e Taquara. Hoje esses bairros junto com Vila Valqueire e o próprio Jacarepaguá, fazem parte da XVI Região Administrativa da cidade...”
“O bairro ainda é um dos maiores e mais importantes da cidade, com um dos metros quadrados que mais encarecem por ano. Nele estão localizados a Vila Pan-Americana, o Autódromo Nelson Piquet, o Riocentro, a Cidade do Rock, a HSBC Arena, o Parque Aquático Maria Lenk e a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016, sendo um promissor futuro Centro Metropolitano...”
"Jacarepaguá" é um termo tupi que significa "enseada do lugar dos jacarés", através da junção dos termos îakaré (jacaré), paba (lugar) e kûá(enseada).”




Direto do meu ponto de vista:

A Wikipédia diz isso do bairro onde moro, mas é estranho saber que houve essa divisão e o que antes eram sub-bairros hoje viraram bairros próprios. O correto hoje não seria dizer que moro em Jacarepaguá, mas sim que moro no Largo do Tanque. Mas o que importa são as coisas que vejo: engarrafamentos homéricos dentro do bairro, árvores e mais árvores sendo derrubadas, casarões antigos e lindos virando condomínios modernos ou casas geminadas, rios sendo aterrados, favelas crescendo desordenadamente, animais silvestres ficando acuados, sem seu habitat natural, shoppings e mais shoppings sendo levantados, obras da Transcarioca passando sem distinção por cima de tudo. Infelizmente, a isto chamam de progresso.


Beijos
Miriam

Nenhum comentário :

Postar um comentário